quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mamãe querida...

"Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!"
-
Coelho Neto.

"Ser mãe é se f*der no paraíso..."

-
Minha mãe sobre o fragmento acima.

Entendam este post como duplo: sobre o dia das mães e sobre o aniversário da minha mãe.

Ser mãe... A mágica de ser mãe só é entendida por aquelas mulheres que são mães. Por isso, não se assuste se você não entender o porquê da sua mãe se preocupar tanto com você, como por exemplo, as frases clássicas que toda mãe diz. "Não esquece o casaco", "Leva o guarda-chuva", e por aí vai... E nós, filhos, passamos 364 dias do ano infernizando nossas queridas. Por isso existe um domingozinho de maio aonde as homenageamos.

Mas eu te pergunto: Você sabe como surgiu o dia das mães?

Essa data já é bem antiga. A primeira comemoração é datada dos tempos mitológicos quando, na Grécia Antiga, era comum homenagear a Mãe dos Deuses, Rhea, assim que a primavera chegava.

Depois, já no século XVII, na Inglaterra operária, o quarto domingo da Quaresma era dedicado às mães. Foi chamado de Mothering Day, que originou o mothering cake, um bolo especial para as mães, motivo que tornou a data ainda mais festiva.

Em 1872, a escritora Julia Ward Howe sugeriu que houvesse uma data para a celebração desta festa nos Estados Unidos, mas foi na Virgínia Ocidental, em 1905, que iniciou-se a campanha para instituir tal dia. Ana Jarvis, fundadora da campanha, perdeu sua mãe logo cedo e entrou em depressão. Preocupadas, as amigas de Ana resolveram dar uma pequena festa em memória de sua mãe. Ana quis que esta festa fosse para todas as mães, vivas ou mortas, com o intuito de fortalecer os laços familiares.

Ana lutou por 3 anos e em 1910 a data foi instituída. Primeiramente, na Virgínia Ocidental e, logo depois, estava em todos os calendários americanos. E em 1914, Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos naquela época, decidiu que o dia das mães deveria ser comemorado nos segundos domingos de maio.

Mas a ideia de Ana voltou-se contra ela mesma e a moça afirmou que não criou a data para que houvesse lucro (naquela época, os comerciantes já tiravam proveito disso, como acontece até hoje). Ana tentou cancelar o dia das mães, mas falhou. Curiosidade: Ana morreu em 1948, aos 84 anos e nem chegou a ser mãe.

No Brasil, o primeiro dia das mães aconteceu à 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Em 1932, Getúlio Vargas decretou que o segundo domingo de maio seria reservado para a comemoração. E em 1947, a data passou a fazer parte do calendário oficial da Igreja Católica. Fonte: Portal da Família

Como a minha mãe faz aniversário 3 dias antes do dia das mães, resolvi juntar os dois assuntos de uma vez. A véia quer um par de tênis. Talvez, nesse sábado, eu e meu pai vamos comprar.

E ah! Te amo, mãe. Obrigada por tudo que fez, que faz e que fará por mim.

É nóis memo, vagabundo!

Um comentário:

  1. OMG, finalmente conheci a tua mãe!
    Feliz aniversário (atrasado) pra ela e feliz dia das mãe também hihi. :D

    ResponderExcluir