sábado, 9 de abril de 2011

It's a bit complicated...

Junho de 2010. Eram 15 horas de um sábado. Eu voltava pra casa depois de andar quilômetros pelo bairro com um amigo meu chamado Jean, suando litros naquela roupa de caipira. A festa junina do colégio estava um saco e resolvemos caminhar um pouco.

Cheguei em casa, cumprimentei meu cachorro e fiz meu almoço enquanto ligava o notebook. Troquei a roupa de caipira por uma regata azul e um short velho. O notebook ligou. Almocei de frente a ele, pesquisando novas bandas no last.fm para ouvir.

Foi assim que eu conheci o Maxïmo Park, que eu pensava ser a minha maior descoberta musical.

Março de 2011. Eram 18 horas de uma segunda. Como sempre, eu estava no computador, caçando algo para fazer. Eu já tinha baixado milhares de bandas entre dezembro e março (diria que em torno de 200 bandas, mais ou menos) e, quando pensei não ser mais possível achar algo que soasse como novo aos meus ouvidos, o last.fm me deu a resposta.

Foi assim que eu conheci o Art Brut, que atualmente ocupa o posto de maior descoberta musical por moi.

Esse post tem como objetivo espalhar música boa pra galera aí e pode até ser um começo de uma série de posts sobre música - minha paixão master. Eu ouço muita coisa e o negócio de ter baixado umas 200 bandas entre dezembro e março não foi brincadeira. Nessas últimas férias, o que eu mais fiz no computador foi descobrir novas bandas. Meu pico foi de 11 bandas por dia numa semana qualquer de janeiro, que representa aproximadamente 77 bandas no final da semana.

Enfim... Eu sou normal, mesmo que não pareça.

Hoje eu vou falar de Art Brut pra vocês.

Art Brut é uma banda inglesa de indie rock formada em 2003. Eu diria que é uma mistura de Happy Mondays com qualquer outra banda de indie rock que você já tenha ouvido falar. Vou tomar como exemplo o Franz Ferdinand. Se você nunca ouviu falar dessas duas bandas, eu recomendo que as baixe também.

Seu primeiro álbum, Bang Bang Rock And Roll, foi lançado em 2005 juntamente do seu primeiro single, Emily Kane, que foi bem recebido pela crítica, alcançando o Top 40 britânico facilmente. Bang Bang... também está entre a lista dos 200 álbuns dos anos 2000, na 192ª posição.

Em 2007, It's A Bit Complicated é lançado e, de início, recebeu críticas bem favoráveis, a não ser por um crítico chamado Simon Goddard, que disse que o It's A Bit..., comparado ao primeiro álbum, "soa extremamente chato, principalmente pelo fato do vocalista Eddie Argos soar torturante após 34 minutos". O álbum estreou na 123ª posição.

Mais dois anos depois, em 2009, o terceiro álbum do Art Brut é lançado, sob o nome de Art Brut Vs. Satan. Foi produzido pelo super gênio (na minha opinião, pelo menos) Frank Black, ex Pixies. Também super aclamado pela crítica e com alguns resquícios do surf rock, típico do sr. Black.

Em maio de 2011, Brilliant! Tragic!, mais conhecido como o quarto álbum do Art Brut será lançado, mas já está disponível na internet. Se tiver sorte, assim como eu, poderá achar algum link válido para baixar essa preciosidade também produzida por Frank Black.

Resumindo: talvez, com esse resuminho de merda, você pense que o Art Brut é mais uma bandazinha de indie rock que teve sorte e é razoavelmente conhecida por aí ou até mesmo que eles têm alguma superstição com o número 2. Mas o que eu tenho para dizer é que Art Brut é mais que uma bandazinha de indie rock. As letras são super engraçadas, irônicas algumas vezes, combinadas com um rock de garagem que é difícil de não se viciar. A voz de Eddie Argos também dá um charme, o fato que me fez lembrar justamente do dorgado do Shaun Ryder, do Happy Mondays.

Eu sou extremamente chata com música, por isso, aproveite e baixe Art Brut. Fica a dica.

ART BRUT
Eddie Argos: Vocais
Ian Catskilkin: Guitarra
Freddy Feedback: Baixo
Jasper "Jeff" Future: Guitarra, backing vocal
Mikey Breyer: Bateria

DISCOGRAFIA
Bang Bang Rock And Roll (2005)
It's A Bit Complicated (2007)
Art Brut Vs. Satan (2009)
Brilliant! Tragic! (2011)

MÚSICAS RECOMENDADAS
Formed A Band, My Little Brother, Modern Art, Direct Hit, Pump Up The Volume, Jealous Guy, Am I Normal?, DC Comics And Chocolate Milkshake, Clever Clever Jazz, Axl Rose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário