sexta-feira, 1 de abril de 2011

Peguei você!

Hoje é sexta-feira, um dia muito especial para mim, inclusive depois das 13 horas. É quando o meu fim de semana começa. Parece que o dia tem um ar diferente: enquanto a segunda-feira é naturalmente cinzenta e triste, a sexta é alegre, colorida. Se você não percebeu isso, é melhor passar a prestar atenção, porque é verdade.

Mas, alô você que não tem um calendário em mãos: Hoje é 1º de abril, ou seja, dia da mentira! Dia de enganar os amiguinhos com piadinhas infalíveis e depois, ao ver que a pessoa não se toca de que não passa de uma mentira, ter o prazer de rir, apontar e gritar: PRIMEIRO DE ABRIL!

Vou lhes dizer uma coisa: eu odeio o dia da mentira. Por quê? Dois motivos. Primeiro: Eu não sei mentir; segundo: Eu sempre caio na mentira dos outros. E aí, ao verem que eu ainda não me toquei de que não passa de uma mentira, as pessoas riem, apontam e gritam: PRIMEIRO DE ABRIL!

Bom, mas vocês sabem como surgiu esse dia tão útil pras nossas vidas? Há muitos anos atrás, lá no século XV, se utilizava o calendário gregoriano, onde as festas de ano novo começavam no dia 25 de março e duravam uma semana, terminando em 1º de abril. O rei Carlos VIII da França deu fim à esse calendário, adotando o dia 1º de janeiro como a passagem do ano. Como a informação demorava para chegar à toda a população, as camadas mais pobres continuavam comemorando na antiga data.

Com isso, os nobres caçoavam da plebe e sempre faziam brincadeiras, como enviar convites para festas que, de fato, não existiam.

A fama do 1º de abril chegou em terras tupiniquins por volta de século XIX, pela primeira vez em Pernambuco, quando um boato sobre a morte de D. Pedro I se espalhou e, no dia seguinte, fora desmentido.

Depois disso, o dia da mentira se tornou uma espécie de festa, como o Carnaval ou o Reveillon e está com tudo até hoje.

Sinceramente, eu não vejo graça no dia da mentira. Quero dizer, as pessoas mentem o ano todo e um dia em especial não as faz mentir o dobro. 1º de abril é quando os trolls se manifestam intensamente, espalhando toda sua malandragem, enganando as pessoas com mentiras que, às vezes, podem ser boas. E aí, com aquele sorriso inconfundível, eles dizem com toda a força do mundo: PRIMEIRO DE ABRIL! Me disseram hoje que o Restart tinha morrido num acidente aéreo. Quem dera se fosse verdade...

Enfim, resumindo: o dia da mentira é uma droga. Se fosse assim, deveria existir um dia para todas as coisas do mundo e deveriam ter a mesma repercussão, as pessoas deveriam comemorar do mesmo jeito.

Tá, é porque eu não sei mentir mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário