domingo, 17 de abril de 2011

What's the matter with kids today?

Ah! A infância...

Época das primeiras coisas. Os primeiros passos, as primeiras palavras... Infância é algo que nos deixa com um gosto doce e nostálgico na boca a cada lembrança. Cada momento guardado com tanto carinho, quando éramos isentos de maldade e tudo nos arrancava sorrisos inocentes e contagiantes...

Ah! A infância...

Tempos tão felizes, aproveitados até o último segundo. Não tínhamos preocupações, a não ser o que fazer no dia seguinte.

Será que amanhã eu jogo bola ou vou desenhar?
Puts, minha mãe colocou bolinho na minha lancheira. Eu pedi pãozinho!
Nossa, tô cansadão, brinquei muito no escorregador
...

Minha lembrança mais antiga - e a qual eu tenho conhecimento sobre - é de 13 anos atrás, quando eu e minha irmã ganhamos um Mega Drive. Tínhamos 3 e 10 anos, respectivamente. Ela colocou o cartucho e letras azuis formaram a palavra "Sega" seguido de um coro. E então, ele surgiu.

Eu não sei explicar o que eu senti na hora em que aquele ouriço azul apareceu na minha televisão e me encarou sorrindo - mesmo por que, isso me vem em forma de flashes -, mas foi mágico. Desde aquele momento, eu sabia que eu tinha um herói que me defenderia de todas as coisas ruins.

Um ano depois, aos 4 anos de idade, eu estava assistindo a um programa chamado Angel Mix, que passava na Globo a partir das 11 da manhã e era apresentado pela Angélica. Esse programa me apresentou um grupo de cinco adolescentes normais, mas quando tinha um perigo, eles se transformavam em heróis com roupas e capacetes coloridos. De repente, eles também se tornaram os meus heróis.

O que eu quero dizer com isso é que, não só a minha infância, como a infância de muitas pessoas da minha idade foi bem diferente do que as crianças de hoje vivem. A cada dia que passa, a infância se torna algo curto e a molecada só quer saber de crescer o mais rápido que puder. Sonic e Power Rangers, meus ídolos de infância (e confesso que até hoje), se tornam piada quando contamos aos nossos primos mais novos.

Isso aí que você leu. Piada.

Porque é mais interessante ser uma criança super legal de 7 anos que usa celulares e notebooks e ser tratada como adulto precoce. Porque é muito mais interessante teclar com os amigos no msn do que brincar de boneca ou de carrinho ou ir ao parque andar de bicicleta. Porque ter heróis é coisa de bebezinho. E, pô, nós já somos grandinhos pra isso.

Não existe explicação lógica para isso. Talvez a tecnologia esteja avançando mais rápido do que fora calculado. Talvez a culpa seja dos pais. Talvez a culpa seja da sociedade artificial que vivemos. Talvez a culpa seja da super existência de propagandas voltadas ao consumismo infantil. Talvez não exista um culpado. Fat Mike estava certo ao se perguntar o que diabo aconteceu com as crianças de hoje. Enquanto elas querem se tornar adultas, eu quero voltar 13 anos no tempo, só para sentir novamente aquele clima entre eu e o ouriço que definiu a minha infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário